Fique atento à validade do Certificado Digital

O Certificado Digital tem uma data de validade, ao contrário dos documentos físicos. Por isso é importante que fique atento à validade do Certificado Digital, para evitar imprevistos desnecessários. A Serasa Experian tem uma área no site no qual é possível checar quando o documento irá expirar.

Excellence Certificado
28/09/2021

Diferentemente dos documentos físicos como RG, CPF, CNPJ, que não possuem prazo de validade, os Certificados Digitais (CDs), tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), têm um prazo de validade, que varia de 12 a 36 meses. Por isso é preciso estar atento ao vencimento desse Certificado, para evitar contratempos no dia a dia.

As dificuldades de um certificado vencido incluem o não acesso aos serviços de sites do governo, como o e-CAC, ou mesmo a emissão de Notas Fiscais eletrônicas. O ideal é saber a data de validade do seu Certificado e ter antecipadamente na agenda a renovação.

Porque os Certificados Digitais possuem validade?

O prazo de validade é um dos elementos de segurança dos Certificados Digitais, além da criptografia. No mundo digital, a tecnologia está em constante evolução, então, um novo Certificado sempre terá os padrões de segurança mais atualizados. O próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está sempre atualizando as suas definições das melhores práticas de segurança dos Certificados Digitais. 

Além disso, os dados da pessoa ou da empresa identificada podem mudar com o tempo, por isso o Certificado precisa ser atualizado também. No caso de uma empresa, por exemplo, os sócios podem mudar; por isso um Certificado de longa duração tem probabilidade maior de ficar desatualizado.

Sabendo disso, você pode escolher o Certificado Digital que melhor atende suas necessidades. O A1 tem validade de 12 meses e o A3 pode ser de 12, 24 ou 36 meses.

Fonte: Serasa

TAGS:  

Pesquisar