Passo a passo para instalar um Certificado Digital

Você sabe como instalar um certificado digital? Depois de ter escolhido o tipo, ou seja, A1 ou A3, e de ter concluído todo o procedimento para a validação e aquisição dessa ferramenta, você chega no seu escritório ou na sua empresa e se depara com mais um desafio: como fazer o certificado digital funcionar?

Excellence Certificado
28/09/2021

Para isso, é necessário observar alguns critérios e seguir determinados passos. Sobre isso é o que vamos discorrer neste artigo. A partir dessa leitura, você saberá, exatamente, como proceder para instalar o certificado digital. Acompanhe!

Qual é o procedimento para instalar um certificado digital A1?

O certificado digital do modelo A1 é instalado diretamente no computador do seu titular. Geralmente, ele é muito simples de ser acessado. Sempre que é necessário, o próprio computador faz a busca dos certificados instalados e encontra aqueles que estão disponíveis para que o usuário possa utilizar. Porém, a instalação desse tipo de ferramenta demanda alguns procedimentos que descreveremos a partir de agora.

Verifique o dispositivo que receberá a instalação

O primeiro passo é verificar se a sua máquina está preparada para receber a instalação. Computadores muito antigos que tenham sistemas operacionais obsoletos podem ter dificuldades em extrair os dados dos sistemas de instalação, bem como gerar problemas na hora de carregar o certificado para a efetiva utilização. É importante também manter a máquina sempre atualizada, incluindo o Java e Windows update, pois eles são necessários no momento de baixar e utilizar o certificado.

Faça o download do emissor de Certificado Digital

Em seguida, você deverá fazer o download do emissor de certificado digital. Trata-se de um software que é executado através do Java e que faz a leitura das suas informações, baixa e instala toda a base necessária para que seu certificado seja gerado e funcione corretamente.

Depois do download, salve o arquivo de instalação em um local de fácil acesso e, em seguida, execute-o. Após executar o emissor, o sistema solicitará os dados para emissão do certificado na sua máquina. Esses dados se encontram no documento reservado que foi entregue a você na loja quando fez seu certificado digital. Os dados “usuário” e “senha” devem ser digitados conforme o documento. Após isso, basta clicar no botão “emitir certificado”. O sistema dará a possibilidade de você salvar o arquivo em um local de fácil acesso. O próximo passo é definir a senha que será utilizada no arquivo instalado. Escolha uma senha que possa ter números letras ou caracteres especiais (mínimo de 4 e máximo de 15) e anote em um local seguro. Fique atento: caso você esqueça essa senha, será necessário fazer outro certificado digital, pois não há como recuperá-la.

Instale o arquivo baixado

Após a conclusão desse processo, o sistema salvará um arquivo no local selecionado e ele receberá como nomenclatura em caso de pessoa jurídica parte da razão social da sua empresa, já em caso de pessoa física permanece em nome do responsável pelo certificado. Depois desse procedimento, basta clicar duas vezes no arquivo gerado, avançar a instalação do próprio sistema operacional, incluir a senha e seu certificado digital modelo A1 estará pronto para utilização.

Confira TUDO que é preciso saber sobre Certificado Digital!

Como instalar um certificado digital A3?

O certificado modelo A3 conta com um procedimento de instalação um pouco diferente. Isso porque ele utiliza uma mídia, ou seja, cartão com leitora ou token. Vamos mostrar quais são os passos que devem ser seguidos.

Faça o download do driver

Primeiramente, ao adquirir o seu certificado, será necessário instalar o driver para reconhecimento da mídia em sua máquina. Para fazer isso você deve entrar na página do suporte do site da Infoco Digital e selecionar Token / Cartão GD ou outra opção, caso você possua uma mídia diferente dessa.

Depois de fazer o download do driver correspondente à sua mídia e ao sistema operacional de sua máquina, você deve instalá-lo. É bem simples e autoexplicativo. Após concluir a instalação você já pode inserir seu token ou cartão na máquina e testar o funcionamento do seu certificado.

As mídias vão com duas senhas padrão, a PIN e a PUK. No entanto, a senha PIN é alterada no momento da validação, pelo próprio cliente. Essa será solicitada sempre que você for utilizar seu certificado. Mas caso essa senha seja digitada errada 3 vezes, sua mídia irá bloquear e será necessário realizar o desbloqueio utilizando a senha PUK, que te dará opção de criar uma nova senha de acesso.

Tenha atenção a outros pontos importantes

Além de seguir esses passos, também é importante ter atenção a outros pontos. Primeiro, se o certificado digital não funcionar, mesmo após seguir corretamente todos os passos mencionados aqui, tente desativar o seu antivírus. Geralmente, esse tipo de proteção acaba interferindo negativamente em alguma função necessária para o funcionamento da ferramenta.

Outro ponto muito importante a ser observado antes da instalação é o seguinte: a função denominada de “Despejar o conteúdo do token” ou “inicializar token” apaga todas as informações contidas no Token/SmartCard. Portanto, caso você, acidentalmente clique nessa opção, você perderá seu certificado, e um novo deverá ser feito.

Como saber se o certificado digital está funcionando?

Por fim, ao seguir os passos que foram mencionados, é necessário verificar se o seu certificado, efetivamente, está funcionando. Para tanto, basta acessar algum site que exija o documento para fazer o login ou acessar às informações. Você pode utilizar o endereço eletrônico do e-CAC , da Receita Federal, ou o site do Simples Nacional na internet.

Esses citados precisam de certificado digital para serem acessados, sendo assim, é uma forma totalmente segura para verificar seu funcionamento, tendo em vista que são portais do governo e que, provavelmente, você utilizará muitas vezes no seu dia a dia.

Outro ponto que você deve ter muita atenção é com relação à responsabilidade pela instalação. Algumas pessoas não conseguem utilizar seu certificado digital pelo simples fato de não conseguirem baixar ele na mídia que possuem. É importante saber que as empresas que fornecem esse tipo de serviço não são obrigadas a instalá-lo em mídias que não foram adquiridas com a certificadora, pois a segurança do seu certificado pode estar comprometida, por isso é recomendado que seja obtido um novo cartão ou token.

Nesse último caso o próprio titular tem que baixar o seu certificado, ou seja, é necessário lembrar as senhas da sua mídia e fazer a emissão do mesmo (fazer processo citado no texto explicativo do modelo A1).

Fonte: Infoco digital

TAGS:  

Pesquisar