Vantagens de declarar o imposto de renda com certificado digital

O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica e é indispensável para você que gosta de praticidade e segurança. Poucos sabem da sua utilidade na hora de declarar o Imposto de Renda.

Excellence Certificado
14/03/2022

Na última segunda-feira, 7 de março de 2022, foi dado início ao prazo para envio das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física, referente ao ano de 2021, com limite de entrega até o dia 29 de abril de 2022.

A entrega antecipada é aliada do declarante, pois desta forma previne problemas de última hora com sistema fora do ar. E no momento do envio, a organização é essencial para evitar cair na malha fina. Por isso, é importante juntar toda a documentação necessária e conferir minunciosamente.

Confira os principais documentos:
  • Informe de rendimentos das empresas em que trabalhou ou passou a ter participação societária em 2021;
  • Informe de rendimentos de aposentadoria ou benefícios recebidos do INSS;
  • Informe de rendimentos de bancos e instituições financeiras;
  • Informe de créditos acumulados em programas de retorno de imposto ao consumidor (CPF na nota);
  • Recibos de despesas médicas;
  • Recibos de gastos com educação;
  • Compra e venda de bens (carro ou imóvel);
  • CPF e informe de rendimentos de todos os dependentes (se houver).
Vantagens de declarar o imposto de renda com o certificado digital

O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica e é indispensável para você que gosta de praticidade e segurança. Poucos sabem da sua utilidade na hora de declarar o Imposto de Renda.

Conheça algumas das vantagens:
  • Acesso à declaração pré-preenchida: Com esta opção, você emite um documento com diversos campos já preenchidos. As informações são retiradas do banco de dados da Receita Federal. Alguns exemplos são: informações sobre rendimentos, bens, direitos, dívidas, e até serviços médicos.
  • Facilidade para fazer retificações: Outra vantagem do certificado digital é a facilidade na hora de retificar sua declaração. Isso porque o processo é realizado por meio do portal e-CAC da Receita Federal e o acesso é feito por meio de um certificado digital. Tudo realizado de forma simples e rápida.
  • Acessos das declarações anteriores: No portal e-CAC também é possível ter acesso e fazer download das declarações de anos anteriores, diferente de quem não possui o certificado digital.
  • Segurança no envio: Quem escolhe o certificado digital pode ficar tranquilo quanto à segurança. Isso porque a ferramenta possui sistemas de segurança extremamente avançados, que garantem que o processo de envio seja realizado de forma protegida.

A recomendação é que após o envio da declaração, seja feito o acompanhamento no portal da Receita Federal mensalmente. Desta forma, se o declarante cair na malha fina, é possível corrigir rapidamente.

Caso tenha dúvida em alguma etapa, não hesite em procurar um profissional de contabilidade, que poderá lhe auxiliar em todo o processo.

E se necessário adquirir um certificado digital, a Excellence pode te ajudar. Entre em contato com nossa equipe!

Pesquisar